Saturday, November 6, 2010

Associações & Desenvolvimento

  Fórum Alentejo 2015
 
  O Fórum Alentejo 2015 é um movimento informal de cidadãos, de carácter geracional, dedicado ao estudo, promoção e debate de estratégias e acções para um desenvolvimento sustentável do Alentejo, nas suas diversas vertentes económicas, sociais, ambientais e culturais.
   A sua existência, missão e objectivos baseiam-se nas seguintes premissas:

  • Forte preocupação sobre o futuro da região e sobre a necessidade de caminhar para um novo modelo de desenvolvimento.
  • Vontade de contribuir de forma activa para um debate aberto, construtivo e participativo sobre os desafios que se colocam à região.

Missão

  O Fórum Alentejo 2015 pretende promover a informação, o debate e a discussão sobre os problemas estruturantes, estratégias de desenvolvimento e iniciativas concretas para esta Região, na consciência de que este é um momento determinante para o sucesso das actuais e futuras gerações.

Visão

  Contribuir para o desenvolvimento de uma visão estratégica a 10 anos, pensando sempre no longo prazo e não em perspectivas efémeras, imediatistas e tradicionalistas. Este fórum será o catalizador desta visão, contribuindo com Conhecimento, Inovação, Competências e capacidade de Comunicação e Mobilização de vontades e esforços.

Objectivos
  • Promover o debate e o conhecimento das questões estratégicas do desenvolvimento junto da população do Alentejo;
  • Facilitar consensos e influenciar decisores sobre as opções estruturantes da região;
  • Formar futuros quadros dirigentes e gestores que possam, com as competências adquiridas, contribuir para um melhor aproveitamento das nossas vantagens competitivas.
Preocupações e Ambições

  Passados 20 anos sobre a adesão de Portugal à CEE, decorridos 3 Quadros Comunitários de Apoio, investidos muitos milhões de Euros, a região Alentejo está cada vez mais longe do nível de vida das regiões mais desenvolvidas da União Europeia.

 O Alentejo está em perda demográfica desde meados do século passado, tem uma população cada vez mais envelhecida e o mais preocupante é que não consegue reter a população mais jovem e mais qualificada, hipotecando o seu futuro.

   Existe hoje consciência das causas estruturais dos problemas de desenvolvimento do Alentejo, algumas das quais remontam a muitas décadas; contudo, a sua prevalência na actualidade radica nos baixos níveis de sucesso das áreas da Educação, Formação, Empreendedorismo e Dinamização Empresarial, Emprego, entre outras; e acima de tudo na ausência de definição de uma estratégia regional sólida e coerente.

  Num contexto global em que as regiões competem e/ou cooperam umas com as outras, que assumem as suas próprias estratégias de desenvolvimento adaptadas às suas necessidades e potencialidades, que reforçam a sua autonomia e capacidade de intervenção, o Alentejo continua a ter dificuldades em definir o seu rumo.

O que queremos:

  • Um modelo de desenvolvimento regional sustentável que permita ao Alentejo caminhar para um futuro mais próspero, com mais oportunidades para os seus cidadãos e que possa atingir o rumo da convergência europeia em matéria de qualidade de vida.
  • Um Alentejo que se afirme enquanto região de excelência, que valorize os seus recursos, os seus territórios, as suas identidades, as suas dinâmicas económicas, os seus agentes e as suas populações.
  • Uma região Alentejo que contribua para o desenvolvimento de Portugal, que produza riqueza, que crie empregos, que se afirme num todo nacional em que a união das diversas realidades regionais e metropolitanas, traga mais coesão, melhor competitividade e maior sustentabilidade.

Para onde queremos caminhar:

  Como corolário, é convicção dos promotores deste movimento, a importância essencial de despertar e mobilizar as forças da sociedade alentejana para a geração de consensos relativamente às estratégias de desenvolvimento e de energias para a sua boa implementação. Em suma, é fundamental pensar de forma estratégica, analisando objectivamente os factores estruturais e conjunturais do nosso atraso. É imperativo ter um visão integrada a 10 anos, tempo mínimo suficiente para concretizar e obter os primeiros resultados das apostas que agora se fizerem. A marca adoptada - Alentejo 2015 - pretende precisamente simbolizar a essência deste movimento: contribuir para construir soluções sólidas, de valor acrescentado e que sejam pilares de uma nova fase para o desenvolvimento sustentável e para a qualidade de vida das nossas populações. Ambicionamos, portanto, uma Agenda de prioridades para o Desenvolvimento Regional Sustentável do Alentejo.

In Fórum Alentejo 2015: http://www.alentejo2015.com

No comments:

Post a Comment