Thursday, October 14, 2010

Sobre a Densidade Populacional portuguesa

PRINCIPAIS TENDÊNCIAS EVIDENCIADAS PELOS RESULTADOS
PROVISÓRIOS DOS CENSOS 2001

A 12 de Março de 2001 residiam em Portugal 10 355 824 indivíduos, dos quais 4 999 964 eram homens e 5 355 860 eram mulheres.

A distribuição geográfica da população apresenta as maiores densidades 
populacionais na faixa litoral, situada entre Viana do Castelo e a Pensínsula de Setúbal, com particular destaque para as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, bem como nas suas áreas de influência. Este fenómeno repete-se na maioria dos concelhos do litoral algarvio.
Entre os recenseamentos de 1991 e 2001, a população residente total aumentou 5,0%, uma variação bastante superior à verificada na década anterior, ou seja, entre os censos de 1981 e 1991, que não ultrapassou os 0,3%.

O forte envelhecimento da população constitui um dos aspectos mais marcantes da evolução demográfica recente. Em 2001, a proporção de idosos - 65 ou mais anos - recenseados (16,4%) ultrapassou pela primeira vez a dos jovens - 0 aos 14 anos - (16,0%).

De 1981 para 2001, o Índice de Envelhecimento aumentou de 45 para 103 idosos por 100 jovens ou seja, o número de idosos a residir em Portugal ultrapassa o de jovens. Para este rácio contribuiu, sobretudo, a população do sexo feminino, cujo índice foi de 122 idosas por cada 100 mulheres jovens, enquanto que o dos homens se situava nos 84 indivíduos, facto que reflecte a maior longevidade feminina. É nos concelhos do interior do País que existe um maior envelhecimento populacional, ou seja, o número de idosos é superior ao dos jovens.


A evolução da população caracteriza-se pela manutenção de baixos níveis de crescimento nas zonas do interior do País, e, em alguns casos, pela perda acentuada de efectivos populacionais. Por outro lado, continua também a verificar-se um maior dinamismo em alguns concelhos, localizados quase exclusivamente no litoral do território. De salientar o crescimento populacional em alguns concelhos do interior que integram centros urbanos de média dimensão.

1 comment:

  1. eu joão luis alves ferreira com 47 anos mais a minha muher com dois filhos adulcentes um com 14 anos e o outro com 13 anos, mais uma filha que se deus quiser vai nascer entre a 3ª semana e a 4ª semana deste mes de maio de 2011, tentei concorrer para povoar numa zona carenciada de população, escrevi varios emails para a camara municipal de vila de rei e ate hoje nem uma resposta recebi.
    pelo menos deverião de enviar um email a dizer não muito obrigado mas so estamos interessados em brasileiros.
    penso que afinal isto da desertificação é tudo uma treta para arranrarem verbas do estado e abetuarem-se com esse dinheiro.
    porque se há portugueses como eu e com 2 filhos menores e um a caminho dispostos de ir povoar esses territorios porque gostamos de zonas rorais e lidar com animais, apesar de sermos pessoas de bem e não somos analfabetos temos ablitações acima da media e com proficões que fazem falta em qualquer parte do pais, porque é que vão buscar pessoas de outros paises e não convidam portugueses ainda para mais quando esses portugueses demonstrão interesse assim como nós.
    fiquei muito desiludido com a vila de rei, só tenho vontade de ir para os meios de comunicação e desmascerar toda esta situação, penso que a presidente da camara de vila do rei só lhe interessa a propaganda.
    apesar da minha disilusão eu e a minha familia estamos disponiveis para irmos viver num concelho que nos adote

    meu email joaoluisypaulanunes@gmail.com

    ReplyDelete