Friday, November 19, 2010

Sindicatos de Portalegre estimam que há cerca de sete mil desempregados no distrito


A União de Sindicatos do Norte Alentejano (USNA), afecta à CGTP, manifestou-se hoje preocupada com o
desemprego na região, estimando que existam “cerca de sete mil” pessoas sem trabalho, das quais 53,4 por cento são mulheres.

“A situação é cada vez mais preocupante. Num distrito como este, com sete mil desempregados neste momento, começa a ser um peso demasiado grande para gerir estes números”, disse hoje à agência Lusa o responsável da USNA, Diogo Júlio.
Segundo os últimos números do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em Fevereiro estavam inscritos nos centros de emprego da região de Portalegre 5761 desempregados.
“Os dados que nós apresentamos englobam os números do desemprego total, ou seja o número do desemprego referente ao registado e ocupado”, justificou Diogo Júlio.
No distrito de Portalegre, segundo os números disponibilizados pela USNA, existiam em Fevereiro deste ano, 6.832 desempregados, ao passo que em Janeiro esse número situava-se nos 6.414 desempregados.
“O número não pára de crescer e torna-se cada vez mais preocupante”, alertou.
Constituída por um tecido empresarial “débil”, a região de Portalegre foi, de acordo com o sindicalista, “fortemente afectada” com a crise económica internacional.
“O distrito de Portalegre já está em crise há vários anos, mas a crise económica internacional acelerou todo este processo”, declarou.
Segundo Diogo Júlio, os sectores agro-alimentares, granitos e cortiças são os “mais afectados”.
O coordenador da USNA referiu ainda que “a situação dos pequenos empresários também é preocupante, pois não conseguem chegar aos apoios disponibilizados pelo Governo”.
Para inverter a subida da taxa de desemprego no distrito de Portalegre, Diogo Júlio apelou “à união” entre as várias entidades públicas e privadas.
“Nós queremos envolver as populações e os actores regionais para que se tomem medidas de excepção para minimizar todos os nossos problemas”, defendeu.
HYT.
Lusa/tudoben

No comments:

Post a Comment