Thursday, October 20, 2011

Farmers Life Experience: Férias ativas com a natureza!


Descubra no país rural uma forma verdadeiramente diferente de fazer férias. Vá até uma aldeia remota de Portugal e dedique-se a um campo de férias agrícola, no meio da natureza e ao lado de agricultores que têm muito para ensinar. 


Prepare-se para uma aventura na quinta, na herdade, no meio dos animais.

É uma experiência que vai buscar à origem os saberes tradicionais ligados à terra, à agricultura, aos animais, habituados a passar de geração em geração pela experiência repetida. Agora, através da Farmers Life Experience, esse conhecimento empírico está ao alcance de quem estiver disposto a partir da cidade para uns dias em contacto estreito e profundo com a natureza e com quem a cuida.

A Cá & Lá, uma empresa "apaixonada por Portugal", organiza campos de trabalho, remunerados, em diversas aldeias e vertentes da agricultura tradicional, valorizando saberes adormecidos que está na altura de acordar.

Dos vinhedos escarpados do Douro, à  batata-doce de Aljezur, passando pelos olivais alentejanos, a cereja da cova da Beira, a laranja e o tomate do Algarve, pela pêra rocha do mítico Oeste, não faltam locais para trabalhar e aprender, aproveitando as férias para uma 'viagem' diferente.

Conheça alguns dos programas disponíveis:

Terramada
Geneviève e Guy são os anfitriões deste local que se dedica à agricultura biológica. Junto à Terramada encontra-se a Barragem do beliche, propícia ao relaxamento e à meditação.

Covas do Monte
Quem vai para Covas do Monte ajuda o jovem casal da terra, Filipe e Ana, a cuidar das cabras que saem diariamente da aldeia e regressam ao final do dia; há ainda diversas outras atividades a desenvolver nas hortas desta pequena aldeia da Serra de São Macário.

Tapada do Fojo
Brígida Fonseca comanda a Tapada do Fojo e o seu Campo de Trabalho Agrícola, em constante espírito de partilha, no trabalho, à mesa e em casa. A Tapada do Fojo está localizada no Barroso transmontano e disponibiliza atividades que variam entre cortar o feno, tratar dos lameiros e das vacas, além de tudo o resto que compõe o quotidiano de uma quinta portuguesa.

Herdade do Freixo do Meio
Esta herdade de 390 hectares, perto de Montemor-o-Novo, acolhe uma escola onde decorrem ações de formação várias, hortas, estufas, um pombal, uma cantina e uma mercearia. Para se refrescar e relaxar, uma pequena barragem doméstica. Em frente, uma soberba vista sobre o montado alentejano. Aqui, a agricultura biológica é rainha.

Casas de Monforte
Dezenas de animais povoam esta aldeia pitoresca: Cabras, porcos bísaros, vacas e novilhos. Todos pastam nos terrenos à volta das Casas de Monforte. Gonesindo Chaves, o responsável, é também o anfitrião que aloja os visitantes na sua própria casa.

Morgado Lusitano
Às portas de Lisboa, o Morgado Lusitano acolhe, como o nome indica, cavalos. A quinta data do século XVIII e além de acolher algum turismo equestre dedica-se principalmente ao maneio do cavalo lusitano.

Salina Eiras Largas
Ajudar a produzir o sal que tempera o quotidiano de todos nós. É esta a principal tarefa desenvolvida na Salina Eiras Largas. Mas não se pense que é tarefa fácil. Pelo menos, enquanto se percorre um ciclo da água, do mar até aos talhos onde cristaliza o sal marinho e a flor de sal, os pés estão sempre na água...

Quinta do Montalto
Esta quinta une o tradicional herdado das várias gerações que já a trabalharam com a queda para a inovação do atual proprietário, André Gomes Pereira. Agricultura biológica e todos os processos que envolvem a produção de vinho são as principais atividades em que se pode participar.

Todas as informações em Farmerslifeexperience

Fonte: escape.pt

No comments:

Post a Comment